quarta-feira, 17 de setembro de 2008

COMO ESCOLHER UMA BOA MÁSCARA.


Vai começar a jogar paintball com mais regularidade?
Compre uma mascara!!!!!

A máscara de paintball, representa o primeiro investimento a ter em conta, quando se pretende jogar com mais regularidade. O mercado apresenta uma infinidade de marcas e modelos, muitos deles semelhantes e que nada facilitam uma boa escolha. O objetivo deste artigo, é tentar identificar as grandes diferenças entre os vários modelos disponíveis e tornar claro alguns dos principais requisitos a ter em conta na aquisição de uma máscara.

1.Lentes
Existem fundamentalmente dois tipos de lentes no mercado: As lentes duplas e as lentes simples. As lentes duplas são tendencialmente mais caras e denominadas “lentes térmicas”. O ar existente entre as duas lentes, impede que estas embaciem quando sujeitas a diferenças de temperatura ou de humidade. Alguns modelos de lentes simples apresentam também tratamentos anti-embaciamento, devidamente especificados na lente. Os tratamentos anti-embaciamento vão perdendo qualidades sendo necessário novas aplicações de ano a ano.
É muito importante uma boa manutenção das lentes, sendo necessário lavar apenas com àgua, sem qualquer detergente, no final de um dia de jogos.
Desaconselha-se a compra de máscaras com lentes simples e sem qualquer tratamento anti-embaciamento. Um outro aspecto é a facilidade de trocar as lentes. Existem modelos cuja troca das lentes (ou simples limpeza) é muito fácil, mas existem outros onde este processo é um autêntico desafio à destreza e à paciência. A troca de lentes não é assim tão frequente, mas se quisermos efetuar uma limpeza mais profunda, então vamos ter que tirar as lentes.
2.Conforto
Um dos aspectos mais importantes nas máscaras é a forma como assenta no rosto. As máscaras não apresentam medidas e no entanto, todos temos fisionomias diferentes pelo que, a mesma máscara poderá ser confortável para uns e desconfortável para outros, independentemente das qualidades que apresenta. Existem modelos cujas esponjas são muito suaves, e outros que são mais duras e menos confortáveis, pelo que a experimentação dos vários modelos é aqui, imprescindível. É importante colocar a máscara e efectuar movimentos bruscos com a cabeça para os lados, para cima e para baixo, verificando se ela se mantém no lugar.

3.Capacidade de Proteção
A proteção de uma máscara varia de acordo com o formato e os materiais usados em cada modelo. Existem modelos mais justos e outros mais folgados e que resultam em superfícies maiores. Os materiais vão desde os compostos de PVC rígido, até borrachas muito macias e flexíveis. A área protegida é fundamental na altura da escolha, e existem modelos que pouco ou nada protegem o pescoço ou a testa. Mais uma vez, só experimentando (e com o auxilio de um espelho) é possível verificar as áreas expostas e não protegidas pela máscara.
Existem também modelos que oferecem proteções quase totais, mais se assemelhando a um autêntico capacete. As palas permitem uma protecção extra contra o sol. Se existem jogos onde isso não é importante, existem outros onde esse pormenor faz muita diferença. Recomenda-se os modelos com este acessório.

4.Ventilação
Todos os modelos apresentam ranhuras e orifícios para permitir a ventilação da máscara. Se é certo que esses orifícios comprometem ou valorizam a estética da máscara, por outro lado, têm que providenciar uma boa ventilação permitindo que o ar circule e que a respiração não seja dificultada. Existe também a necessidade de assegurar as capacidades auditivas e de comunicação, e neste aspecto muitos modelos falham por escassez. Uma boa capacidade de ventilação diminui também a probabilidade de as lentes embaciarem.

5.Ângulos de visão
O campo de visão de uma máscara é um factor importante na compra. A grande maioria dos modelos recentes apresentam muito bons ângulos de visão, quer lateral, quer para cima e para baixo, no entanto existem modelos com maior capacidade que outros. A melhor forma de analisar os ângulos de visão é comparando os vários modelos disponíveis, experimentando.


6.Design
A estética e o preço são talvez os fatores mais ponderados na compra de uma máscara, no entanto, a grande maioria esqueceu-se que são as performances que mais deveriam ser consideradas. Obviamente que ninguém vai adquirir uma máscara que não lhe atrai esteticamente, mas este factor tem de ser levado em conta depois de cumpridos alguns requisitos aqui já referenciados e que podem comprometer um bom desempenho.


7.Transporte
O transporte da máscara deve ser feita num saco que protege pelo menos a lente de ser riscada. Alguns modelos e marcas oferecem sacos com a compra desse modelo.
Fonte: JORGE FACA

Nenhum comentário: